Marketing para Personal Trainers – Guia Completo (2024)

/

O Marketing para Personal Trainers é uma das ferramentas indispensáveis e que vai fazer uma tremenda diferença na tua carreira.

Operes a um nível presencial ou online, estejas a começar ou já estejas a trabalhar na área há anos: um bom marketing para personal trainers faz toda a diferença.

Independentemente de seres um novato no mundo fitness ou alguém que já conta repetições e séries por muitos anos, a verdade é que todos nós queremos crescer.

Não só em músculo, mas também em negócio.

E, se chegaste até aqui, é porque reconheces a importância do Marketing para Personal Trainers.

Mas, porquê todo este alarido sobre marketing?

Porque o Marketing é o sangue que corre nas veias de qualquer negócio moderno.

Especialmente num mundo tão competitivo como o fitness.

Tal como o músculo precisa de exercício para crescer, o teu negócio precisa de marketing. É mais do que publicar fotos dos teus treinos e produzir conteúdo aleatório em redes sociais.

É criar uma marca, uma identidade.

É comunicar uma mensagem clara, mas direcionada à tua audiência.

É transformar tempo e dedicação em resultados e em clientes pagantes.

E antes de avançarmos, quero que entendas uma coisa:

Marketing não é só vendas. Não é só técnicas de persuasão ou gatilhos emocionais.

O Marketing para Personal Trainers é muito mais do que isso.

É conseguires comunicar a tua mensagem, alcançar o teu público, construir e mostrar a tua autoridade e saberes criar e apresentar um serviço que realmente ajudará a tua audiência.

Para mim, um bom Marketing para Personal Trainers é aquele que evidencia o quão tu e os teus produtos/serviços são a solução que o teu cliente precisa para alcançar os seus resultados.E isso parte de vários ângulos: desde o teu posicionamento, estilo de comunicação, estratégia de conteúdo, apresentação de serviço, e muito mais!

PASSO #1 – ENTENDER O TEU PÚBLICO-ALVO

Para começarmos no mundo do Marketing para Personal Trainers, vamos fazer um pequeno exercício.

Imagina que tens 2 atletas: um deles quer maximizar a hipertrofia, enquanto outro quer ser o melhor atleta de Padel possível.

Usarias o mesmo plano de treino? Claro que não!

O mesmo se aplica ao marketing.

E é exatamente por isso que precisas de definir o teu público-alvo.

Saber para quem estás a falar é meio caminho andado para criar uma mensagem impactante.

Uma boa estratégia de Marketing para Personal Trainers envolve conheceres o teu público-alvo: a sua demográfica e os seus interesses e crenças.

Compreender as suas necessidades, desejos, sonhos e frustrações permite-te personalizar a tua abordagem e ser mais eficaz a comunicar.

Exemplo:

Um público-alvo de “hipertrofia” é muito geral.

Enquanto “Homens portugueses, de 25 a 35 anos, que querem hipertrofia, trabalham diariamente, têm dificuldade a encontrar tempo para treinar e a conciliar a dieta com a sua vida social ativa” é muito mais específico e fácil de adaptar a comunicação.

Definir o público-alvo é um dos primeiros passos no Marketing para Personal Trainers.

Esta é uma tomada de decisão importantíssima: porque não vais agradar a todos. Nem serás a melhor opção de PT para os 11 milhões de portugueses espalhados pelo país. E tudo bem!

Segmenta o teu público. Foca-te nalgo que TU gostes de fazer e no tipo de pessoas que gostas de ajudar e ter como clientes.

“Estuda-os”, entendendo melhor os seus objetivos, dificuldades, demográfica, dores, necessidades, crenças, ”idioma” …

E aprimora a tua comunicação nesse sentido.

Esse é um dos primeiros passos mais basilares para um bom Marketing para Personal Trainers.

Isto permitir-te-á definir:

  • O teu tom de comunicação,
  • O teu “idioma” – usando expressões e termos que o teu público entenda;
  • Os tópicos a abordar no teu conteúdo – relevantes para o teu público (e educando-os para poderes abordar tópicos mais detalhados no futuro)
  • Os “problemas” que deves resolver (e levantar)

Por isso: é um primeiro passo crucial em qualquer estratégia de Marketing para Personal Trainers.

MARKETING DIGITAL: O TEU MELHOR AMIGO

Vivemos na era digital – onde o Marketing para Personal Trainers ganha todo um novo rumo de crescimento.

E se pensas que o digital é só para os jovens ou para negócios tecnológicos, pensa novamente.

Pensa nisto: quantas vezes verificas o teu telefone por dia?

Quantas vezes pesquisas algo online antes de tomar uma decisão? Quando é que foi a última vez que compraste algo ou descobriste um produto interessante através de um anúncio no teu telemóvel? E quando é que foi a última vez que paraste em frente a um anúncio outdoor, na rua, e realmente ligaste?

O mundo digital ampliou as fronteiras: não estás limitado à tua localização geográfica.

Podes impactar alguém do outro lado do mundo com um simples clique.

E isto expande o teu potencial de alcance, mas também de segmentação – com todas as ferramentas que existem hoje ao nosso dispor.

Ora, antes de avançarmos mais neste artigo sobre Marketing para Personal Trainers, quero dizer-te que, naturalmente, para poderes adquirir clientes online, precisas de reunir pelo menos 1 destes 2:

  • Website: A tua montra digital. Aqui mostras quem és, o que fazes e porquê que alguém te deveria escolher. Podes incluir uma loja (para produtos e serviços) e até mesmo um blog onde possas produzir conteúdo e diferenciar-te da concorrência.
  • Redes Sociais: O passo “mais fácil”. Seja Instagram, Facebook, TikTok, … Mais do que partilhar fotos, as redes sociais podem ser o espaço onde publicitas o teu trabalho e potencial, crias uma comunidade e convertes clientes, interagindo diretamente com o teu público.

Porque a construção de um site exige maior investimento e complexidade do que uma rede social (que provavelmente já utilizas), hoje vamos focar-nos nas redes sociais como ferramenta de Marketing para Personal Trainers.

O PODER DAS REDES SOCIAIS

Ah, as redes sociais! Quem diria que um dia as nossas vidas girariam em torno de pequenos ícones no ecrã do nosso telemóvel?

E para os Personal Trainers, as redes sociais não são só para partilhar aquela foto da última refeição saudável. São autênticas ferramentas de trabalho e divulgação. E é aqui que entra o Marketing para Personal Trainers.

INSTAGRAM

Um hub para dicas de conteúdo e interação para Personal Trainers

O Instagram é a rede social do momento: com mais utilizadores e, provavelmente, mais potencial para negócio neste momento. Por isso, digo-te eu, que é um dos melhores sítios para começares a tua caminhada de Marketing para Personal Trainers.

É uma plataforma simples de utilizar, cujo conteúdo é de “rápido consumo” (o que significa que também não precisa de muito tempo para produção) e que permite uma interação gigantesca com o teu público.

Este é o local onde poderás colocar inúmeras dicas, levantar e resolver problemas, pedir e conhecer a opinião do teu público (ex: através de votações) e criar a tua marca pessoal.

As publicações (reels, posts, carrosséis) podem ser a tua “mina de informação” – divulgando conteúdo de qualidade e relevante para o teu público.

Desde awareness de problemas que estejam a impedi-los de atingir os seus resultados. A dicas informativas para melhorar o seu treino, execução técnica ou até mesmo dieta.

E com os diversos formatos (vídeo e/ou foto), tens inúmeras possibilidades. Desde produzir os teus próprios vídeos e/ou aproveitar o teu treino e o dos teus clientes para apresentar dicas de execução ou de treinos. Até mesmo partilhar a tua mais recente receita fit  ou infográfico a explicar uma variável do treino.

Além disso, a funcionalidade das Stories é uma ferramenta poderosíssima para a tua aproximação ao público. Como são um conteúdo mais curto e de duração limitada (24h), são perfeitas para expressares o teu verdadeiro “eu” e os teus “behind the scenes”, aproximando-te da tua audiência.

Aproveita também esta funcionalidade para conhecer melhor o teu público: utiliza enquetes, votações, caixas de perguntas, reações, … e aproxima-te da tua audiência.

Finalmente, uma última dica, não te esqueças de interagir. Responde aos comentários, procura outros profissionais relevantes na tua área, faz parcerias, cria diretos, …INTERAGE.

E recebe interação de volta!

YOUTUBE

O YouTube não é apenas para veres vídeos de gatos fofinhos (embora, admita, todos nós adoramos). O YouTube é uma autêntica ferramenta catalisadora do Marketing para Personal Trainers.

Desde a demonstrações de exercícios e rotinas de treino, até falar sobre nutrição ou partilhar a tua rotina diária. Vídeos bem produzidos, com boa iluminação e som, podem ser um excelente cartão de visita.

E embora possam ser conteúdos mais “longos” e por vezes mais trabalhosos para produzir: não deixam de ser um conteúdo que entrega IMENSO valor. E que, dado o formato vídeo, te permitem comunicar de forma mais direta com a audiência.

Embora possa ser um “jogo a longo-prazo”, porque crescer no YouTube (principalmente de forma orgânica) pode ser mais difícil/demorado…

É uma plataforma altamente recompensadora onde podes explorar conteúdos de diversos tamanhos (Shorts, vídeos curtos, vídeos longos, lives, …)

E é uma plataforma que te permite monetizar o teu conteúdo (receber por visualizações, patrocínios, etc.)

Por isso: se gostas de vídeo… não deixes escapar esta ótima ferramenta!

TIKTOK

Estamos em 2023 (quando escrevo este artigo) e não posso deixar de falar do TikTok como uma das redes sociais mais promissoras no Marketing para Personal Trainers.

É uma plataforma que está a crescer rapidamente entre diferentes faixas etárias e pode ser uma mina de ouro para Personal Trainers. Desde um alcance orgânico enorme (e muito mais favorável do que o IG ou YT) a um portal de interação gigantesco: há muito espaço e potencial para crescer no TikTok.

Mesmo enquanto Personal Trainer que não quer passar a vida a fazer dançinhas.

Aliás, na verdade, o conteúdo que produzes para um YouTube Shorts ou Instagram Reels, por norma, também pode ser colocado no TikTok com exatamente o mesmo formato – pelo que vais facilitar IMENSO a tua produção de conteúdo para as 3 plataformas.

Mostra exercícios ou dicas rápidas, partilha receitas, inspira e motiva, ou até mesmo fala sobre mitos do fitness. Sê criativo, ajuda e diverte-te!

UM SITE QUE VENDE

Já ouviste a expressão “se não estás online, não existes para o mundo inteiro”? No mundo do Marketing para Personal Trainers, isto é uma grande verdade.

Um site não é apenas um conjunto de páginas online: é a tua casa digital, o local onde as pessoas vão para saber mais sobre ti e sobre os teus serviços. É um ponto de atração no google (para pesquisas relacionadas contigo e os teus serviços) e pode ser um ponto próprio de criação da tua autoridade e até de venda de produtos e serviços.

Um bom site pode ser a diferença entre um cliente escolher-te a ti ou ao teu concorrente. E entre andares constantemente a fazer vendas “diretas” – tendo de investir o teu tempo a conversar e converter clientes – versus teres uma loja própria onde os utilizadores compram diretamente os teus produtos e serviços, permitindo-te realmente lucrar passivamente.

É trabalhoso: mas vale a pena.

Principalmente se queres escalar e escalar BEM além de simples redes sociais.

SEO: Como ser encontrado pelos teus clientes

Não adianta ter o site mais bonito do mundo se ninguém o consegue encontrar. E é aqui que entra o SEO (Search Engine Optimization): o que vai determinar o teu “ranking” na caixa de pesquisa do google.

Este é um tópico complexo, claro, e que iremos abordar mais em detalhe em artigos seguintes. Mas o que quero que tu entendas aqui é que não é “apenas” criar um site ou blog. É preciso fazer com que ele entre num bom “ranking” no Google se queres ser descoberto por potenciais clientes. E isso dependerá do teu conteúdo e da forma como o escreves, aproveitando o SEO.

Por isso, deixo-te aqui alguns pontos para teres em mente:

  • Palavras-chave relevantes: O que alguém escreveria no Google ao procurar os teus serviços? Que dúvidas é que tem? Que palavras usaria? Responde a essas palavras-chave seguindo as orientações para o SEO.
  • Conteúdo de qualidade: Os motores de busca adoram conteúdo fresco e relevante.
  • Links internos e externos: Ajuda os motores de busca a entender o teu site e a dar-lhe relevância.
  • Testemunhos e casos de sucesso: Mostra o teu valor! Nada diz “sou bom no que faço” como um testemunho genuíno de alguém que teve resultados contigo. Mostra as histórias de sucesso e deixa que os teus clientes falem por ti

Podes ainda aproveitar o teu site para crescer o teu negócio de Personal Trainer.

Criando a tua loja para vender produtos físicos e infoprodutos, uma plataforma de compra e marcação para os teus serviços (ex: com um calendário sincronizado para marcar uma avaliação), ou até mesmo para expandires ao ponto de albergares outros profissionais, serviços conjuntos, academias educativas (como a Academia Breaking My Limits para Atletas), ou até mesmo cursos (como o Curso Avançado para Personal Trainers) ….

O potencial é enorme.

E embora o investimento inicial possa ser assustador (seja o dinheiro para contratar um webdesigner para tratar do teu site, seja o teu tempo para o montares a solo)… vale a pena.

A título pessoal: comecei a Breaking My Limits assim: com este site e uma página de Instagram e Facebook. Na altura, criei tudo de raiz, aprendendo na net e no YT como montar o site a meu gosto. Foi uma trabalheira brutal (até porque não entendia nada disto). Mas hoje digo-te: valeu muito a pena. E ainda bem que investi centenas de horas a aprender a montar o site (que entretanto foi refeito por um webdesigner profissional): porque os resultados são notórios.

E-MAIL MARKETING

Achavas que o e-mail estava morto? Nada disso!

No mundo do Marketing para Personal Trainers, o email continua a ser uma das ferramentas mais poderosas. Aliás: continua a ser um dos melhores canais para criar uma audiência mais “conectada” contigo. E, claro, um dos melhores canais para conversão de clientes.

Primeiro: consegues segmentar toda a tua comunicação. Nem todos os teus clientes têm os mesmos objetivos e interesses. Ao segmentares a tua lista de email, podes enviar mensagens personalizadas, mantendo-te sempre relevante e aumentando a probabilidade de conversão.

Segundo, é um canal “mais privado”. Quando envias um e-mail estás a comunicar apenas com as pessoas que escolheste, não estás exposto a público que te desconhece por completo. E isto facilita todo o processo de comunicação e escolha de tópicos.

Terceiro: é uma ferramenta indispensável para funis e para a jornada do cliente dentro do teu negócio. Se queres guiar o teu cliente ao longo de vários produtos, entregar valor e aumentar o seu Lifetime Value (“valor da vida do cliente” no teu negócio)… o e-mail marketing é quase obrigatório.

Quarto: Podes utilizá-lo para divulgar o teu conteúdo e crescer noutras plataformas. Imagina que estás a crescer agora um Podcast? Ou que acabaste de abrir a tua conta no TikTok e queres levar a tua audiência para lá contigo? O e-mail permite-te agregar todas essas peças de conteúdo e levar o teu público às tuas novas plataformas e redes sociais de forma rápida e pessoal.

Na verdade, o e-mail marketing é uma ótima forma de produzires conteúdo e comunicares informações como:

  • Dicas de treino, nutrição, bem-estar, … (ex: 1 dica por e-mail)
  • Newsletters onde divulgas novidades do teu negócio, spotlights dos teus clientes, novos artigos ou conteúdos que colocas noutras plataformas e queres dar a conhecer
  • Promoções e ofertas exclusivas
  • Histórias que sejam pertinentes e relacionáveis com o teu público (ex: storytelling)

Entretanto, quero apenas deixar umas dicas cruciais para o sucesso no e-mail marketing na perspetiva do Marketing para Personal Trainers:

  • Utiliza títulos apelativos: a nossa caixa de e-mail é constantemente inundada com e-mails e promoções que, na maioria das vezes, ignoramos ou apagamos imediatamente. Procura utilizar títulos que despertem curiosidade e que realmente levem o teu público a abrir cada e-mail que envias.
  • Analisa as tuas métricas: taxas de abertura e de clique nos links que colocas são uma ótima forma de medir a eficácia e interesse nos teus e-mails. Utiliza estes dados para rever os teus melhores e-mails e aprimorar o teu estilo de comunicação nesta plataforma.
  • Entrega conteúdo de valor: se os teus e-mails não forem interessantes e cativantes, o público vai perder interesse. Aproveita este canal para ter uma comunicação mais “pessoal” com a tua audiência (porque este é um público realmente interessado, ao ponto de partilhar o seu e-mail contigo). E não percas relevância no que entregas.
  • Cria Lead Magnets (“iscos”) úteis para a tua audiência – que realmente as leve a partilhar o seu e-mail contigo para obter esse “isco” e que as ajude efetivamente na resolução de X problemas.

PARCERIAS ESTRATÉGICAS E NETWORKING

Lembro-me de um dia em que estava num evento e um grande nome do mundo fitness veio ter comigo e disse: “Francisco, o teu trabalho no mundo do Fitness e Personal Training é excecional!”. Fiquei lisonjeado, claro. Mas o objetivo não é vangloriar-me.

É falar-te do verdadeiro poder do networking. Vamos por partes:

As parcerias podem ser a alavanca que precisas para elevar o teu negócio a outro patamar. Seja para complementar os teus serviços (ex: fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, …) para entregares algo ainda melhor e mais ao completo aos teus clientes.

Seja até mesmo para outros produtos e serviços que planeies criar. Por exemplo: estás a pensar em criar um curso online? Porque não convidar um nutricionista para um módulo? Isso dá-te:

  • Credibilidade: Trabalhar com profissionais reconhecidos pode elevar a tua autoridade.
  • Alcance: Podes aceder à rede de contatos e seguidores do teu parceiro.
  • Complementaridade: Ofereces algo mais completo ao teu cliente.

Para encontrares parcerias proveitosas, recomendo que procures as áreas que o teu público-alvo precisa (e tu não consegues oferecer com o devido grau de expertise) para maximizar os seus resultados. Pensa nas suas dificuldades, nos seus “lapsos” e, claro, naquilo que procuram.

Além de entregares um serviço mais completo e eficaz, abres caminho para referências cruzadas: tu trazeres pessoas para outro(s) profissional/profissionais e vice-versa.

Win-win.

Entretanto…

Lembras-te desse evento que referi? Foi uma ótima oportunidade para ganhar visibilidade e reforçar a autoridade. Quer para mim, quer para outros Personal Trainers.

Participar em eventos, ou melhor ainda, organizar workshops, é uma excelente forma de mostrar o teu trabalho e valor. Além disso, podes:

  • Ganhar novos clientes.
  • Estabelecer relações com outros profissionais.
  • Aprender com os melhores na área.

A verdade é que estamos a falar de Marketing para Personal Trainers e temo-nos focado no digital. Mas o mundo presencial continua a existir e é um ótimo “espaço” para explorares.

Está presente nos locais onde estão os teus clientes. E a tua “concorrência” também.

Desenvolve as tuas habilidades, estabelece parcerias proveitosas para ti e para o teu público e cresce o teu potencial e alcance.

Nem tudo tem de ser sozinho.

ESTRATÉGIAS DE PUBLICIDADE PAGA

Há uma analogia que adoro usar:

“Imagina que o teu negócio é um carro. A publicidade paga é o turbo que faz com que chegue mais rápido ao destino“.

Mas atenção: se não souberes conduzir, podes ter um acidente!

Vamos então analisar as melhores opções no mundo do Marketing para Personal Trainers.

As redes sociais são como aquele café popular onde toda a gente vai: estares lá é essencial. Agora, imagina que podes falar ao microfone desse café e promover os teus serviços e conteúdo para que todos saibam o que estás a oferecer. Essa é a publicidade paga.

Sim: é um investimento.

Sim: não é “simples” se queres ter o melhor retorno do teu dinheiro.

E sim: é altamente proveitoso.

Este artigo não é sobre como criares uma estratégia de tráfego ou publicidade paga, mas não quero deixar-te sem quaisquer dicas nesta área.

Idealmente, deverias ter um gestor de tráfego qualificado para garantir o teu melhor retorno sob investimento (ROI). Mas, ainda assim, quero deixar estas dicas:

#1 – Segmentação é a chave.

Define bem o teu público-alvo. Queres atingir mulheres entre 30 e 40 anos que vivem em Lisboa e adoram fitness? Força.

Queres criar um anúncio apenas para homens em Portugal interessados em “proteína”? Faz essa segmentação. Cada anúncio que tu crias deve ter um objetivo. E um público-alvo também!

#2 – Cria anúncios cativantes:

Um bom design, uma mensagem clara e uma chamada à ação irresistível.

#3 – Monitoriza e ajusta:

Vê o que funciona e o que não funciona. E não tenhas medo de fazer ajustes.

O teu dinheiro está a ser investido para alcançar mais pessoas e/ou levar a uma ação. Se o teu anúncio não está com o desempenho pretendido: ajusta-o.

Mudando o copy, mudando as imagens/vídeos, alterando a chamada à ação…

Não deites dinheiro fora.

Há várias estratégias de publicidade eficazes para um Marketing para Personal Trainers. Desde estratégias para adquirir mais audiência e para construir “brand awareness”, estratégias para angariar mais leads e para construir a tua autoridade, estratégias para venda dos teus produtos e serviços, estratégias de retargeting, …

Poderás aprender mais sobre todos estes tópicos (inclusive anúncios) no nosso Módulo de Negócio para Personal Trainers.

Mais clientes, mais valor/hora, mais crescimento!
O curso completo para levares o teu negócio (presencial e/ou online) ao mais alto nível!

O PODER DO CONTEÚDO GRATUITO

Já ouviste a expressão “Dar para receber”?

No universo do Marketing para Personal Trainers, isto é muito verdade.

Estamos numa área onde a desinformação é constante. E onde todos os PT’s podem oferecer mil-e-uma dicas e conteúdo em qualquer rede social.

E isto é ótimo! Porque abre precedente para que TU cries e dissemines o melhor conteúdo gratuito.

E é fundamental para que tu consigas construir a tua autoridade e posicionamento como expert no teu nicho.

Na verdade: a criação de conteúdo é um “jogo” para tu te mostrares como a solução ideal para os teus clientes. Criando conteúdo:

  • Útil – que os ajude a resolver os seus problemas, melhorando os seus treinos e resultados
  • Motivacional e Inspiracional – para que não sejas apenas uma fonte de informação gratuita, mas também tenhas um papel para os levar à ação e alcance dos seus objetivos
  • Relacionável – porque as pessoas relacionam-se com pessoas, e muito do teu público escolher-te-á pela pessoa que és e pelo quanto se relacionam contigo.
  • Diferenciado/Único – para que não sejas “só mais um”, mas sejas realmente único para a tua audiência.

Pensa numa estratégia de conteúdo (no Marketing para Personal Trainers) como uma forma de mostrares o teu valor. De demonstrares que realmente sabes o que estás a falar e que és elegível para ajudar o teu público a alcançar os seus objetivos. De ajudares tanto a tua audiência que te tornas na primeira pessoa que pensarão quando quiserem contratar um Personal Trainer.

Usa-o como porta de entrada para os teus serviços pagos: “Gostaste desta dica, plano de treino, e-book, etc. gratuito? Imagina o que posso fazer por ti num programa personalizado!”

Esta é a verdadeira “porta de entrada” para o mundo digital.

Sim: um “corpo estético” do PT é interessante para potenciar vendas. Uma panóplia de “antes e depois” também (e é algo que deves incluir na tua estratégia de conteúdo).

Mas é a consistente disseminação de conteúdo útil e relevante que te vai diferenciar da concorrência.

Que vai mostrar que és alguém em quem possam confiar, que estás atualizado e dominas a tua área.

E que, inevitavelmente, se tornará num ótimo boca-a-boca para o teu crescimento no mundo digital. Porque bom conteúdo é partilhado – e isso é publicidade gratuita!

ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDO

Seja no Instagram, no YouTube, num blog, etc. – a estratégia de produção de conteúdo é crucial. E é algo muito fácil de errar.

Been there, done that!

E embora tenha várias aulas completas sobre esse tópico, que é altamente complexo e detalhado, no nosso Curso Avançado para Personal Trainers (nomeadamente nas aulas sobre Negócio e Marketing)…

Quero deixar-te com algumas dicas para a produção de conteúdo na tua estratégia de Marketing para Personal Trainers.

#1 – Foca-te naquilo que o teu público procura

Sim: é importante falares sobre tópicos que gostas e que são relevantes para ti. Até porque este jogo de marketing de conteúdo é longo e vai requerer que realmente gostes e sintas entusiasmo no que fazes.

Mas, se o conteúdo não interessar ao teu público: os ajudar nos seus objetivos, seja relacionável, resolva problemas, traga entretenimento ou motivação…

Não vai servir o seu propósito: tornar-te numa autoridade e aproximar-te do teu público.

Por isso: aproveita as perguntas que recebes dos teus clientes, amigos, sócios do ginásio e seguidores. Procura nas secções de comentários de páginas com um público-alvo similar ao teu. Lê blogs e vídeos de YouTube (e respetivos comentários, claro).

E foca-te em ajudar a tua audiência com tudo o que fazes.

#2 – Experimenta diferentes formatos

Não tens de te prender ao vídeo porque “está na moda”. Nem à fotografia porque o Instagram está a bombar.

Existem vários formatos de conteúdo, mesmo dentro das mesmas redes sociais.

Cada um com o seu maior propósito e efeito numa estratégia de Marketing para Personal Trainers, sim.

Mas não significa que tenhas de te fixar apenas num tipo de formato. Ou que tenhas de usar todos.

Idealmente, à medida que cresces o teu marketing, vais descobrir qual é o teu formato de conteúdo “vencedor” – que mais resulta com a tua audiência.

E vais, naturalmente, entender como utilizar os diferentes formatos para complementar esse “formato vencedor”.

PODES GANHAR TANTA MASSA MUSCULAR A TREINAR EM CASA COMO A TREINAR NUM GINÁSIO.

Só precisas do plano certo para conseguires realmente ganhar massa muscular em casa com a máxima eficácia

#3 – Não sejas apenas técnico

Este é um erro do qual fui culpado durante muito tempo.

Atenção: é fundamental que demonstres a tua expertise técnica no teu nicho. E que o teu público entenda que tu és a pessoa certa para o ajudar, certo.

Mas dares-te a conhecer, aproximares-te do teu público, criares rapport, dares um pouco do teu “eu” também é importante. Porque muitos dos teus potenciais clientes vão comprar de ti pela pessoa que és.

E, por mais que te reconheçam competência, se fores apenas “técnico”, dificultas a criação desta relação e aproximação que é tão crucial para a obtenção de clientes.

Não é à toa que na maioria das formações sobre Marketing para Personal Trainers te falam imenso da criação de “rapport” e pontos em comum.

Aproveita para expressar a tua opinião e experiências próprias. Utiliza as redes sociais para motivar e inspirar o teu público, mas também para mostrares quem és.

#4 – Mas também não te foques apenas na venda

Simultaneamente, um erro muito comum que vejo nas tentativas de marketing para personal trainers: o foco excessivo na venda.

Ambos sabemos que queres vender o teu serviço.

Mas se estás constantemente a bombardear a tua audiência com propostas de vendas – e passas tanto ou mais tempo a publicitar os teus serviços do que a ajudar e mostrar o teu valor…

Tornar-te-ás “chato”.

Perderás relevância.

E ficarás para trás.

#5 – Fala a língua do teu cliente

“Think coach, speak client”

A maioria dos teus clientes não são técnicos de exercício físico.

Não vão entender linguagem altamente complexa e técnica.

E utilizares este tipo de comunicação para “mostrar conhecimento” transforma-se num telefone estragado quando queres falar com um cliente que não é da área.

Por isso: simplifica os termos técnicos e comunica de forma que o teu cliente consiga entender.

Estás aqui para adquirir e ajudar clientes. Não para impressionar colegas.

Ainda dentro do tópico de “falar a língua do cliente” é o estilo de comunicação, as analogias e os exemplos que utilizas na tua comunicação. Aliados aos mitos e crenças que evocas.

Quanto melhor conheceres o teu público, melhor conseguirás falar a língua deles.

Atender às suas dificuldades, resolver os seus mitos, utilizar as suas expressões.

Por isso: vê como os teus clientes e seguidores comunicam. Que dúvidas levantam e como as levantam.

E responde nessa moeda.

#6 – Pede feedback

Não tenhas receio de pedir a opinião do teu público.

Utiliza funcionalidades como quizes, votações, caixas de perguntas, … para perceber:

  • Que conteúdos gostam de ver
  • Que tópicos querem ver abordados
  • Quais os seus formatos de conteúdo preferidos
  • As suas opiniões, se concordam contigo sobre determinados assuntos, …

FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES

O sucesso duradouro em qualquer negócio assenta na capacidade de não apenas atrair, mas reter clientes.

Afinal, conquistar um novo cliente pode custar até 5 vezes mais do que manter um atual. No mundo do Marketing para Personal Trainers, este princípio é igualmente verdadeiro.

Lembras-te da sensação de ter uma caderneta (de cromos) completa? Aquela sensação de triunfo, devoção, e fidelidade à marca? É é essa a sensação que queres que os teus clientes tenham contigo.

A fidelização dos clientes ao teu negócio depende, principalmente, de 3 fatores:

  • A qualidade do teu serviço e capacidade de entrega de resultados – que depende da tua qualidade técnica e relacional enquanto PT (lê aqui – curso – se quiseres aprimorar este aspeto ao máximo)
  • A tua relação com cada cliente
  • A sensação de comunidade e “pertença” que crias na tua “equipa” de clientes.

Naturalmente, muito disto está intrinsecamente relacionado com a forma como entregas o teu serviço e produtos.

Desde o onboarding/receção de um novo cliente, à forma como comunicas e vais além da mera entrega de planeamentos.

Cuidados como uma comunicação personalizada, a motivação, o apoio, o reconhecimento de feitos e alcance de objetivos e até o reconhecimento de outros momentos importantes extra-treino (ex: aniversários, feitos profissionais, eventos importantes, …) são pontos que deves considerar para entregar algo ainda mais extraordinários aos teus clientes.

E, com isso, envolvê-los mais com a tua marca.

A entrega de feedback, o grau de personalização no planeamento e acompanhamento e as interações regulares também são importantíssimas neste aspeto.

O cliente não se quer sentir “mais um” nem negligenciado. Pelo contrário: a maioria dos clientes gosta de fazer parte do processo – intervindo nas tomadas de decisão quando possível e entendendo o que se está a passar na programação de treino.

Pede-lhes feedback, procura entender o que se está a passar nas suas vidas e como é que a tua prescrição os está a impactar fora do ginásio. E preocupa-te.

Os teus clientes são os teus maiores ativos.

Ainda dentro deste tópico, quero aproveitar para falar contigo sobre Programas de Fidelização.

Recompensas que tu possas criar e oferecer aos teus clientes passado X tempo de permanência nos teus serviços.

Desde brindes, merchandising (link), …

Sim: custam dinheiro.

Mas são uma pequena recompensa para os teus clientes (que até poderá ser utilizada em prol da divulgação da tua marca) e que, cruzando com a faturação que cada cliente te traz ao fim de X meses….

É uma recompensa. E potenciador de fidelização.

MÉTRICAS E ANÁLISE

“O que não é medido, não pode ser melhorado”.

No Marketing para Personal Trainers: esta história não é diferente.

Medir o sucesso no Marketing para Personal Trainers é mais do que ver o número de likes ou partilhas.

É entender realmente o impacto do teu marketing no teu negócio.

Estas métricas são CRUCIAIS naquilo que é um desenvolvimento de um negócio sério e altamente rentável:

  • Taxa de Retenção de Clientes: Quantos dos teus clientes continuam contigo ao longo do tempo?
  • Custo de Aquisição de Cliente (CAC): Quanto gastas para conseguir um novo cliente?
  • Valor do Ciclo de Vida do Cliente (CLV): Quanto cada cliente te gera em termos de receita ao longo do tempo?
  • Taxa de conversão: De todos os potenciais clientes que atingiste, quantos realmente contrataram os teus serviços?

Sim: existem mais métricas a monitorar.

Mas estas são as primeiras métricas que não podes deixar escapar.

Porque é através destas que consegues cruzar os primeiros números para realmente alavancar o teu negócio.

  • Decidir quanto é que podes investir para adquirir clientes;
  • Estimar quanto é que vais faturar e lucrar com determinada estratégia;
  • E criar verdadeiras projeções futuras de crescimento.

Já dentro das plataformas de redes sociais, onde divulgas o teu conteúdo e cresces a tua audiência, há outras métricas a analisar:

  • Alcance – número de utilizadores diferentes que foram alcançados pelo teu conteúdo
  • Impressões – número de vezes que o teu conteúdo foi visto (inclui repetições pelo mesmo utilizador)
  • Interações – desde gostos, partilhas, comentários, guardados, … (dependendo da plataforma)

Estas métricas são importantes para entender a relevância do que estás a produzir.

Um conteúdo que gera muita interação (ou um bom rácio alcance/interação) é, por norma, um “conteúdo campeão”: que o teu público gosta e é relevante.

Isto é um bom sinal para repetires este tipo de conteúdo (e tópicos do género).

E vice-versa: se tens um tópico que seria relevante para o teu publico, mas que não está a ter um bom desempenho: é sinal que precisas de o reformular. Seja a parte estética, o headline, ou até mesmo a forma como entregas a mensagem.

CONCLUSÃO – MARKETING PARA PERSONAL TRAINERS

O Marketing para Personal Trainers é uma ferramenta indispensável se queres realmente elevar a tua carreira, adquirir mais clientes e aumentar o teu valor/hora.

É a forma de te diferenciares da tua concorrência, conseguires crescer o teu público e o teu “nome” e tornares-te numa verdadeira referência perante o teu nicho: expandido o teu alcance, relevância e, claro, faturação.

No entanto, não é algo “fácil” ou “simples” para começar. Tal como o treino: requer estratégia, muito estudo e um refinamento contínuo. Vais precisar de definir e conhecer bem o teu público-alvo para que possas comunicar de forma eficaz. Saber “onde estar” e como aproveitar essas plataformas e respetivas funcionalidades para que a tua audiência cresça, te conheça e te reconheça autoridade e expertise. E, claro, saber como capitalizar isto tudo: transformando os teus esforços no marketing digital em clientes.

Nada disto é imediato. E, nos mundos de hoje, ambos sabemos que é um verdadeiro “stress” para a maioria dos Personal Trainers.

Felizmente, tenho a solução para ti: o nosso Curso de Negócio, Vendas e Marketing para Personal Trainers ensina-te a criares o teu próprio marketing realmente eficaz e lucrativo. De forma rápida, incisiva e prática: para que comeces já a elevar a tua carreira e duplicar a tua faturação.

Este é o próximo passo para o teu sucesso – juntamente com o nosso Curso Avançado para Personal Trainers: que combina toda esta componente de negócio, marketing e vendas com o verdadeiro domínio da Metodologia de Treino, Biomecânica, Fisiologia, Nutrição e muito mais!

O derradeiro programa de aceleração do Personal Trainer – presencial e/ou online.

Bons treinos!

E não te esqueças…

QUEBRA OS TEUS LIMITES

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *