Qual o melhor tempo de descanso para hipertrofia?
Para teres a melhor qualidade e crescimento possível entre séries?
Neste artigo vais aprender tudo o que precisas de saber sobre o tempo de descanso entre séries para o treino de hipertrofia.
Para que saibas exatamente quanto tempo descansar para cada tipo de exercício e fase do teu planeamento.
Vamos a isto!
TEMPOS DE DESCANSO PARA HIPERTROFIA
Um treino de hipertrofia é dividido em várias séries de cada exercício.
Onde, para cada série, escolhes o melhor exercício e procuras espremer as repetições de cada série ao máximo para gerar o máximo estímulo possível para crescer o músculo-alvo dessa série.
E assim que acabas essa série, com o músculo exausto e fatigado, é preciso descansar.
Para que a próxima série possa ser realmente proveitosa e consigas estimular mais e mais crescimento.
Certo?
Ora…
Para saberes quanto tempo deves descansar entre séries num treino de hipertrofia – precisas de perceber o objetivo deste descanso.
É rápido e vai valer a pena… eu prometo!
PORQUÊ DESCANSAR NO TREINO?
Começo por relembrar o principal objetivo do treino de hipertrofia: estimular o crescimento muscular.
Por isso, todas as nossas ações devem ser direcionadas para tal.
Para garantir que cada série leva ao máximo crescimento possível.
Faz-te sentido, certo?
Ora…
Para que cada série crie o máximo estímulo possível, é necessário que os músculos gerem a máxima tensão possível. Só assim poderá ser maximizado o estímulo hipertrófico (sabe mais sobre os mecanismos que desencadeiam a hipertrofia aqui).
Mas há aqui um grande problema:
É que à medida que treinas um músculo… a fadiga instala-se.
Fadiga esta que é uma redução temporária da tua performance.
O que faz com que os músculos fiquem “mais fracos” e cada vez menos capazes de gerar elevados graus de tensão. Ou seja: quanto mais fatigados estão os músculos – menos estímulo consegues gerar.
Se no início do treino conseguias fazer 10 reps com 100kg mas a meio já só consegues fazer 4… lembra-te que essa série de 4 – por mais árdua que seja – tem menos “6 oportunidades de gerar estímulo” que a primeira série de 10.
É natural.
Por isso é que um treino de 3, 4 ou 5 horas não é propriamente mais eficaz que um treino de 1 hora.
Porque chega a um certo ponto onde já só estás a acumular fadiga e dano… sem qualquer estímulo para crescimento que seja relevante.
RESUMINDO
O tempo de descanso para hipertrofia entre séries serve para reduzir a fadiga no músculo e permitir que a série seguinte seja o mais estimulante possível.
Para tornar cada série mais eficaz e mais eficiente.
TEMPOS DESCANSO PARA HIPERTROFIA: LONGOS OU CURTOS?
Se aplicarmos esta lógica à prática… os resultados e a ciência são claros:
Tempos de descanso mais longos (> 2 minutos) são claramente superiores para o crescimento muscular. (1-3).
Principalmente em exercícios compostos, que são mais exigentes.
- Consegues fazer mais repetições por série = logo tens séries mais estimulantes
- Com cada repetição repleta de mais qualidade (o Sistema Nervoso está mais “fresco” e recruta melhor os teus músculos)
- E tens mais segurança e controlo no trabalho que fazes.
No entanto, isto não significa que devas descansar infinitamente entre séries.
Até porque sejamos sinceros: não tens um horário infinito para treinar.
E embora a diferença entre descansar 1 minuto ou 3 minutos seja enorme… tens cada vez menos benefícios ao descansar mais do que 3 minutos entre séries.
Mas aqui a lógica é simples:
- Descansos mais longos = melhor recuperação entre séries = séries mais eficazes = precisas de menos séries para despoletar o mesmo estímulo.
- Descansos mais curtos = menos recuperação = séries menos eficazes e estimulantes = precisas de fazer mais séries para compensar* a baixa qualidade de cada série. (4).
(*) Por “compensar” consideramos igualar o volume total. Ou seja: se moveste 4 séries x 10 reps x 80kg (= 3200kg), terás de fazer tantas séries quanto necessário c/ menos descanso para igualar esses 3200kg se queres obter um estímulo hipertrófico mais similar.
ENTÃO… QUAL O MELHOR TEMPO DE DESCANSO PARA HIPERTROFIA?
A verdade é que não existe uma recomendação ou guideline realmente eficaz e igual para todos.
Primeiro porque diferentes exercícios têm diferentes impactos no corpo e exigem diferentes tempos de recuperação (ex: Agachamento livre -vs- Leg Press -vs- Leg Extension). (5-6)
Segundo: porque cada atleta tem a sua capacidade de recuperação e os seus focos em cada exercício. (7).
Terceiro: porque o tempo disponível para treinar e descansar entre séries não é igual para todos.
Por isso, trago-te primeiro a melhor opção.
É mais detalhada? É.
Obriga-te a pensar? Sim.
Mas vale a pena? Também.
AUTO-REGULAR O DESCANSO PARA HIPERTROFIA
Já sabes que não existe uma receita perfeita para todos. Somos todos diferentes, com diferentes respostas ao treino e diferentes dia-a-dias.
E a solução para garantir a melhor eficácia de qualquer plano e decisão de treino é individualizar ao atleta em questão. Para que cada decisão seja feita com base nesse indivíduo e apenas nele.
Por isso, em vez de pensar em intervalos de descanso pré-determinados e que assumem que somos todos iguais… vamos auto-regular o descanso para hipertrofia.
Isto é: vamos adaptar o descanso entre séries ao biofeedback do atleta.
E aprender a ler a informação que o nosso próprio corpo nos dá.
O que permite ter uma decisão realmente individualizada à resposta de cada atleta. E a adaptar o treino a potenciais imprevistos que impactam as capacidades de recuperação (ex: stress, noite mal dormida, etc.)
Para isso, vamos utilizar estas 4 questões como critério para definir se estás apto ou não para começar a série seguinte:
- A tua frequência cardíaca voltou ao “normal”?
Ou seja: já não estás ofegante e a tua frequência cardíaca voltou aos valores habituais pós-aquecimento (8).
Isto permite-nos aferir a recuperação cardiovascular, que não deve ser um fator limitante quando queremos hipertrofia.
2. Estás psicologicamente apto para fazer a próxima série com o mesmo grau de empenho e concentração? (recuperação do sistema nervoso)
Estás recuperado(a) o suficiente para te conseguires concentrar ao máximo na série seguinte? Com um ótimo recrutamento muscular e conexão mente-músculo?
Isto ajuda-nos a entender a recuperação do sistema nervoso.
DESCARREGA O TEU E-BOOK GRÁTIS!
Descobre os segredos para acelerar o crescimento muscular em atletas avançados e intermédios!
Obrigado!
Chegará à tua caixa de e-mail brevemente!
Caso não o recebas dentro de 5 minutos: verifica a caixa de spam e adiciona o contacto info@breakingmylimits.com à tua lista de remetentes seguros!
3. O teu músculo-alvo conseguirá fazer pelo menos 5 repetições?
Para acumular um bom volume de treino e manter as séries bem estimulantes e eficientes para hipertrofia, privilegiamos séries de 5 ou mais repetições. Conferem um bom mínimo de estímulo por série e asseguram que praticamente todas as fibras foram bem recrutadas e estimuladas.
Por isso, para garantir que não estás a fazer séries altamente ineficientes, faz sentido descansar o suficiente para conseguir fazer pelo menos 5 repetições por série.
Em casos de séries mais pesadas (5-10 repetições), se na série anterior apenas realizaste 5 repetições, poderá ser mais eficiente reduzir a carga do que descansares 5+ minutos.
4. Os músculos sinergistas e/ou estabilizadores não serão limitantes?
Relembra-te do princípio do fator limitante para escolher exercícios.
Se os músculos ou estabilizadores comprometem a consecução da série, o verdadeiro músculo-alvo não receberá o estímulo ideal.
Por exemplo: Se os teus antebraços ainda não estão recuperados para a série seguinte de remada onde queres treinar o dorsal… não vais treinar dorsal com essa série. Vais treinar maioritariamente antebraço.
Então garante que é o músculo-alvo desse exercício que vai à falha. E não o resto.
Só quando responderes “SIM – ESTOU RECUPERADO(A)” a todos estes critérios é que teoricamente estás apto para mais uma série de qualidade.
Uma série à séria – onde cada repetição é realmente eficaz e não desperdiças o teu tempo. Nem articulações.
AHH… MAS EU QUERO ALGO MAIS DIRETO!
Se não queres um grau de detalhe tão elevado no teu treino e/ou queres algo mais simples para seguir deixo-te este artigo para leres:
CONCLUSÃO
Não há um valor pré-definido e universal para o melhor tempo de descanso para hipertrofia.
Isto porque cada indivíduo tem a sua resposta ao treino e a cada exercício e, além disso, está sujeito a impacto muito peculiar do seu dia-a-dia (stress, sono, …). Que afeta seriamente a sua prontidão e necessidades de recuperação no dia-a-dia.
Por isso, para alcançar o melhor crescimento muscular com um treino o mais eficaz e eficiente possível, é necessário ter isto em conta. E, assim, deixar de restringir o atleta a um descanso obrigatório – e adaptar esta variável tanto quanto possível ao estado e resposta do atleta.
Para isso, utilizamos o algoritmo supramencionado que permite escolher o melhor tempo de descanso entre séries para cada exercício para cada atleta.
Plano de Treino 8 Semanas
Transforma o Teu Corpo em 8 Semanas com os Nossos Planos de Treino de Hipertrofia! Escolhe entre: 🔹 Género: Masculino ou Feminino 🔹 Dias de Treino: 3, 4 ou 5 dias por semana 🔹 Ênfases Personalizados: Masculino: Corpo Todo, Peitoral, Costas, Braços, Ombros Feminino: Corpo Todo, Pernas e Glúteos, Tronco e Braços Por apenas…
Bons treinos – e não te esqueças:
Juntos vamos superar o teu potencial e…
QUEBRAR OS TEUS LIMITES
REFERÊNCIAS:
- de Salles, B. F., Simão, R., Miranda, F., Novaes, J., Lemos, A., & Willardson, J. M. (2009). Rest interval between sets in strength training. Sports medicine (Auckland, N.Z.), 39(9), 765–777. https://doi.org/10.2165/11315230-000000000-00000
- Hernandez, D. J., Healy, S., Giacomini, M. L., & Kwon, Y. S. (2020). Effect of Rest Interval Duration on the Volume Completed During a High-Intensity Bench Press Exercise. Journal of strength and conditioning research, 10.1519/JSC.0000000000003477. Advance online publication. https://doi.org/10.1519/JSC.0000000000003477
- Schoenfeld, B. J., Pope, Z. K., Benik, F. M., Hester, G. M., Sellers, J., Nooner, J. L., Schnaiter, J. A., Bond-Williams, K. E., Carter, A. S., Ross, C. L., Just, B. L., Henselmans, M., & Krieger, J. W. (2016). Longer Interset Rest Periods Enhance Muscle Strength and Hypertrophy in Resistance-Trained Men. Journal of strength and conditioning research, 30(7), 1805–1812. https://doi.org/10.1519/JSC.0000000000001272
- Longo, A. R., Silva-Batista, C., Pedroso, K., de Salles Painelli, V., Lasevicius, T., Schoenfeld, B. J., … & Teixeira, E. L. (2020). Volume Load Rather Than Resting Interval Influences Muscle Hypertrophy During High-Intensity Resistance Training. The Journal of Strength & Conditioning Research.
- Cardozo, D. C., Simão, R., de Salles, B. F., Marinho, D. A., Garrido, N. D., Miranda, F., … & Willardson, J. M. (2020). Interaction Effects of Different Orders of Resistance Exercises and Rest Intervals on Performances by Young Athletes. Journal of Bodywork and Movement Therapies.
- Arazi, H., Mirzaei, B., Sangdevini, M., Abadi, M. (2012). An Interaction between Exercise Order and Rest Interval during Lower-Body Resistance Exercise. Baltic Journal of Health and Physical Activity. 4(2), 77-83.
- Ratamess, N. A., Chiarello, C. M., Sacco, A. J., Hoffman, J. R., Faigenbaum, A. D., Ross, R. E., & Kang, J. (2012). The effects of rest interval length on acute bench press performance: the influence of gender and muscle strength. Journal of strength and conditioning research, 26(7), 1817–1826. https://doi.org/10.1519/JSC.0b013e31825bb492
- Buskard, A., Wood, R., Mullin, E., Bruneau, M., Jaghab, A., & Thompson, B. (2017). Heart Rate Determined Rest Intervals in Hypertrophy-Type Resistance Training. Journal of Exercise Physiology Online, 20(1).